A gestão da execução é a forma de coordenar os três processos chaves de qualquer negócio: o processo de pessoas, a estratégia e o plano operacional.
Do latim exsecutio, o termo execução refere-se ao efeito de agir, e pode abranger vários significados. É uma ação que se realiza, que torna-se real para fazer com que um projeto seja realizado. Quem executa tem a capacidade e a energia para fazer algo, e a palavra tem como sinônimos a efetivação, a realização e a finalização.
Trazendo o conceito para o âmbito do empreendedorismo, uma vez que você desenvolveu um planejamento estratégico seu próximo desafio será transpor esses elementos do papel para a realidade.
No universo business, a execução precisa ser vista sob um ponto de vista mais ampliado, e abrange não só a ação, mas a forma como agimos, e a diferença crucial do processo de gestão da execução é definir a melhor estratégia para atuar.
A execução é considerada um processo sistemático, ou seja, ordenado logicamente para formar um sistema de ideias que precisam ser colocadas em prática. E, na maioria das empresas, o que acontece é que investem apenas na gestão de pessoas ou na gestão da estratégia ou em construir um processo otimizado para a rotina de trabalhos, e para uma boa execução, é necessário que todas as etapas da gestão caminhem juntas.
No mundo contemporâneo, a diferença entre uma empresa e seus concorrentes é cada vez mais a habilidade de executar, e essa é uma grande questão que precisa ganhar destaque no mundo dos negócios. E engana-se quem pensa que execução é apenas algo que se consegue ou não realizar. A implementação de estratégias é muito mais ampla e capaz de determinar todo o sucesso de uma organização, e geralmente um planejamento dá errado não pelo que foi previsto e elaborado, mas porque não foi bem executado.
Estabelecer a disciplina da execução é a atividade mais importante de um líder, e de que nada adianta trabalhar muito e com brilhantismo se não existe eficácia na realização das tarefas. As empresas precisam possuir processos de pessoas, operações e estratégico para administrar todos os procedimentos com profundidade e sinergia para obter resultados significativos. E atualmente a diferença entre uma organização e seus concorrentes é a habilidade em efetuar uma gestão da execução com inteligência corporativa.
Algumas empresas não conseguem atingir resultados porque encaram a execução como um elemento tático do negócio e os líderes delegam as tarefas por não julgarem muito importante, e é exatamente aí que reside o maior erro.
Um dos principais motivos da não execução da estratégia é que a formulação e a execução são consideradas como coisas diferentes – o que não é verdadeiro.
A execução da estratégia tem que começar no início da formulação da estratégia, engajando as pessoas chaves, que serão responsáveis por tornar a estratégia uma realidade na organização.
Todo líder precisa estar profundamente envolvido no processo de execução, que abrange um conjunto específico de comportamentos e técnicas que as empresas precisam dominar completamente para conquistarem vantagens competitivas perante o mercado em que atuam.
Em uma cultura organizacional em que a execução é vista como prioridade, os líderes elaboram estratégias reais criadas para serem implementadas e não fórmulas que só funcionam no papel e que geram apenas frustração, desperdício de energia e perda de credibilidade.
O maior ativo das empresas atualmente são seus funcionários, e para que eles executem com determinação e qualidade, as equipes precisam ser valorizadas e incentivadas.
Com colaboradores motivados e um planejamento estratégico bem definido e executado, as empresas conseguem aproveitar melhor as oportunidades, seguindo no caminho certo.
A melhor estratégia é aquela que contempla a linha frente.
Entre em contato conosco e faça a execução de sua organização ser uma prioridade.