A CULTURA

ORGANIZACIONAL

ENGOLE A ESTRATÉGIA

NO INÍCIO DA MANHÃ DE TRABALHO

Peter Drucker

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É como as pessoas pensam, agem, sentem e reagem no dia a dia do trabalho. É o comportamento coletivo ou o jeito de ser da organização

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POR QUE FAZER UMA

PESQUISA DE CULTURA?

PROCESSOS, ESTRATÉGIAS, TECNOLOGIA E PLANOS SÃO COPIÁVEIS, PESSOAS NÃO.

O grande desafio das organizações do futuro é trazer, manter e evoluir as pessoas certas. Mapear a cultura real e definir a cultura ideal, são fatores críticos de sucesso para uma organização evoluir. Para isso, qual é o jeito coletivo mais apropriado para o negócio funcionar bem? Definir a cultura ideal e descobrir como é a cultura atual, é o fator crítico de sucesso para uma organização evoluir as pessoas. A cultura certa cria a força e a consistência.

O desenvolvimento do negócio depende diretamente de uma boa leitura de cenários como mercado, indicadores econômicos e financeiros para se formular a estratégia. Todo empenho deve ser feito em executar a estratégia em todos os níveis. A cultura potencializa ou mata a estratégia.

A Cultura de uma Organização é a combinação de suas Subculturas. Entender cada Subcultura e ajustá-la ou mantê-la impactará diretamente na Cultura e na execução certa para obter resultados. Subculturas diferentes precisam de ações diferentes para serem modeladas e favorecerem a estratégia do negócio.

OS 6 ERROS CLÁSSICOS SOBRE CULTURA

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Modelar cultura ideal e forçar mudança top/down;

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Definir a cultura ideal sem dados a partir do feeling executivo;

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Não considerar que são as subculturas que travam mudanças;

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Não enxergar a real cultura da organização;

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Não entender e trabalhar que áreas diferentes tem formas diferentes de produzir resultados;

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Não amarrar os comportamentos certos de forma simples e ritualizá-los.

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DIFERENÇA ENTRE

ASSESSMENT DE CULTURA E PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

CULTURA

  • Foco no jeito de produzir
  • Mede a aderência da execução à estratégia
  • Mapeia coerência de valores e subvalores específico das áreas
  • Traz um mapa da capacidade de realização e produção das pessoas

CLIMA

  • Foco em como as pessoas se sentem
  • Mede a satisfação com a empresa
  • Analisa práticas de atração e retenção
  • Analisa e compara com outras empresas

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