Passo a passo para uma evolução cultural

A crescente busca por uma cultura organizacional sólida e saudável tem levado muitas empresas a investirem em estratégias pra isso. Entretanto, é comum encontrar abordagens equivocadas, como a confusão entre cultura e a simples disseminação de valores. Agora, o que verdadeiramente constitui um “trabalho de cultura”?

 

Compreendendo a realidade

 

A cultura vai além da disseminação de valores, trata-se na verdade, de um conjunto de hábitos coletivos que moldam a identidade da organização. Assim como numa análise de desempenho esportivo, é necessário compreender a realidade atual antes de efetuar mudanças.

 

Analogamente, numa organização, essa análise envolve a coleta de dados sobre hábitos e comportamentos coletivos. Essa análise inteligente permite a criação de gráficos e métricas que proporcionam um raio X claro dos aspectos positivos e negativos da cultura existente.

 

Identificando a Cultura Instalada

 

A cultura muitas vezes permanece oculta, revelando-se nos bastidores e corredores da empresa quando as reuniões formais terminam. Para entender o que está acontecendo, é fundamental transformar essas observações em dados mensuráveis. Isso não apenas permite uma leitura precisa da cultura instalada, mas também revela a verdadeira dinâmica de interações entre os membros da equipe.

 

Estabelecendo uma Cultura Ideal

 

O próximo passo após identificar a cultura existente é determinar que tipo de cultura é necessário para a organização. Um erro comum é basear essa decisão em desejos pessoais ou achismos. A cultura ideal deve ser definida com base em três fatores cruciais: o tipo de negócio, o futuro almejado pela empresa e o passado que não pode ser negligenciado.

 

  1. Tipo de negócio:

 

Cada setor demanda comportamentos específicos. Por exemplo, uma empresa de varejo necessita de uma cultura dinâmica, enquanto um escritório de advocacia demanda precisão e responsabilidade.

 

  1. Futuro almejado:

 

O destino estratégico da empresa nos próximos 2 a 5 anos influencia o tipo de cultura necessária para atingir esses objetivos.

 

  1. Passado que não pode ser perdido:

 

A história da organização deve ser considerada. Ignorar o passado pode levar a correções mal orientadas na cultura.

 

Desenvolvendo a Fórmula Cultural

 

Com essas informações, é possível criar a fórmula cultural da empresa. Esse conjunto de elementos desenha a cultura ideal que deve ser perseguida. Ao comparar essa fórmula com a cultura instalada, cria-se um norte cultural, fornecendo a base para a evolução cultural efetiva.

 

Entender e evoluir a cultura organizacional não é apenas sobre disseminar valores, mas sim sobre modificar hábitos coletivos de forma estratégica e inteligente. Seguindo esses passos, as empresas podem desenvolver uma cultura que não apenas reflita seus valores, mas também os direcione para o futuro desejado.

 

Realizar uma evolução cultural sozinho não é fácil, por isso estamos aqui para te ajudar, queremos entender os seus desafios para personalizar suas soluções, entre em contato conosco aqui.


Posts relacionados
'