Os 8 tipos de cultura

Uma organização empresarial é um conjunto de áreas, processos e pessoas que têm jeitos diferentes de agir para gerarem resultados. Dizer que uma organização somente precisa de um tipo de cultura é o mesmo que dizer que o corpo humano precisa de somente um órgão.

 

É certo que uma área contábil, por exemplo, deve ser mais processual, seguindo regras e procedimentos, tanto internos quanto de órgãos reguladores. Isso não significa que não deve inovar ou ser acolhedora, mas que a cultura do tipo Ordem deve ter maior ênfase do que as demais. Ainda como exemplo, convido vocês a analisarem uma área comercial. Para que gere resultados é necessário que atue em ambientes estáveis e com flexibilidade.

 

Por isso, os tipos de cultura se encaixam muito bem. Isso não significa que não deve ter o tipo

ordem ou propósito, apenas que as culturas relacionadas à alta performance devem apresentar maior ênfase. E esse raciocínio é mantido em todas as subculturas, ou seja, não há um modelo único, “enlatado” de cultura. Há particularidades que devem ser consideradas

e que, juntas formam a cultura geral da organização.

 

Conheça os oito tipos de cultura organizacional:

 

A cultura de Ordem

Quando presente de forma positiva, esta Cultura traz comportamentos relacionados à disciplina, como pontualidade das entregas e métodos definidos para a realização de atividades e geração de informações. A relação com os líderes é baseada na coerência, na franqueza e no respeito, deixando muito claro quem está no comando.

Exemplo: montadoras de veículos, linha de produção.

 

A cultura de Segurança

Quando presente de forma positiva, esta Cultura traz clareza de papéis e objetivos, prevenção de acidentes e de vazamento de informações e altos índices de engajamento das pessoas. A relação com os líderes é baseada na coerência, na franqueza e no respeito. Os processos apresentam controles rígidos, os números são confiáveis e guiam a solução dos problemas, que são resolvidos onde são gerados.

Exemplo: siderurgias, bancos, segurança do trabalho.

 

A cultura de Resultado

Quando presente de forma positiva, esta Cultura traz o desafio, o engajamento e a motivação. Ações para poupar tempo são consideradas de alto valor. A busca contínua de formas para ganhar dinheiro é percebida sempre como positiva. Uma cultura de alta performance é alcançada por meio de metas desafiadoras, estímulo e pressão na dose certa.

Exemplo: concessionárias de veículos, comercial.

 

A cultura de Autoridade

Quando presente de forma positiva, esta Cultura traz apoio, influência e energia. Dentre as buscas organizacionais destacam-se a melhoria da qualidade para se manter competitivo e a melhoria da imagem da marca como fatores críticos de sucesso. Os líderes possuem ownership e se preocupam em formar uma equipe melhor que ele. Pessoas se engajam com base em três sentimentos: confiança na liderança, ver sentido no esforço e evolução evidente.

Exemplo: empresas familiares e órgãos governamentais, supermercados de atacado e varejo.

 

A cultura de Propósito

A Cultura de Propósito faz com que os interesses e objetivos das pessoas, se bem explorados, possam convergir em uma só direção e proporcionar um amplo impacto organizacional. A facilitação, o espírito de equipe e a interação se tornam presentes, acabando com preconceitos, aumentando os diálogos e diminuindo distâncias.

Exemplo: ONG’s, cooperativas, mercado de produtos orgânicos.

 

A cultura de Acolhimento

Pelo lado positivo, a Cultura de Acolhimento traz empatia, relacionamento e relação de ajuda. Líderes praticam a empatia compassiva que é o estágio mais avançado no espírito de coletividade. Pessoas reagem após ouvir, entender e interpretar situações. Com a biovisão corporativa as pessoas de cada área procuram entender a história de outra área, favorecendo uma abertura à colaboração.

Exemplo: recursos humanos, fabricante de cosméticos.

 

A cultura de Aprendizado

A inovação, a agilidade e a visão estão presentes em uma Cultura de Aprendizado conduzida de maneira positiva. Organizações com esse tipo de Cultura apoiam a experimentação contínua e enxergam o erro como uma oportunidade para tentar de novo, acertar e aprender. Pessoas tendem a serem inquietas colocando a Organização em contínuo movimento.

Exemplo: empresas de tecnologia, áreas de TI, principalmente o desenvolvimento.

 

A cultura de Prazer

A informalidade, muitas vezes notada no modo de agir e de vestir das pessoas, um ambiente moderno, o diálogo aberto e a vontade de fazer junto algo novo são facilmente percebidos em Organizações que têm a Cultura de Prazer como primária. Líderes se orientam para o futuro na busca de eliminação das normoses organizacionais (sistemas e procedimentos que impedem ou travam a Organização).

Exemplo: áreas de marketing, empresas de tecnologia.

 

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