Como desenvolver soft skills para fortalecer cultura

Existe uma forma poderosa de fortalecer a sua cultura organizacional, através das soft skills. Entenda mais neste artigo.

 

Pesquisas já afirmam que uma cultura organizacional forte e positiva pode melhorar a satisfação dos funcionários, a produtividade e a eficiência, bem como ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócios.

Mas você sabia que existe um meio poderoso para fortalecer a cultura dentro da empresa? Como?

Desenvolvendo Soft Skills.

Desenvolver soft skills é uma das maneiras mais eficazes de fortalecer a cultura organizacional. 

E o que são as soft skills? Vamos relembrar?

Soft skills são habilidades sociais, emocionais e comportamentais que as pessoas usam para se comunicar e interagir com os outros. 

Elas incluem coisas como: empatia, colaboração, comunicação, liderança, resolução de problemas, entre outros. 

Ao desenvolver soft skills, você pode ajudar os funcionários a se relacionarem melhor entre si, trabalharem de forma mais eficaz em equipe e a se comunicarem de maneira mais clara e eficiente.

Os benefícios de se investir no desenvolvimento dessas habilidades podem ser vistos refletidos na cultura organizacional da sua empresa.

 

E como isso pode ser feito?

desenvolvendo soft skills

Elencamos 5 dicas para te auxiliar a desenvolver soft skills a fim de fortalecer a sua cultura organizacional.

 

 

  • Treinamento: Ofereça treinamentos específicos para desenvolver habilidades comportamentais que sejam importantes para a cultura da empresa, como comunicação efetiva, trabalho em equipe, liderança, entre outros. 

 

 

Você pode trazer especialistas externos para ministrar treinamentos ou até mesmo desenvolver treinamentos internos utilizando casos reais vividos na organização;

 

 

  • Mentoria: Ofereça mentoria para que os funcionários possam ser guiados por alguém mais experiente, ajudando-os a desenvolver suas habilidades sociais e comportamentais. 

 

 

Além disso, oferecer a oportunidade de mentores compartilharem suas experiências de trabalho com seus orientandos pode contribuir para que os valores da empresa sejam fortalecidos;

 

 

  • Feedback: Proporcione feedback constante para que os funcionários possam melhorar suas habilidades comportamentais. O feedback pode ser formal ou informal e deve ser construtivo e direcionado à ação. 

 

 

Oportunidades para receber feedback devem ser consideradas como uma possibilidade de melhoria contínua;

 

 

  • Comunicação: Garanta que a comunicação entre os colaboradores seja clara e eficaz, a fim de evitar mal-entendidos. 

 

 

Além disso, promova uma cultura aberta, onde as pessoas possam se expressar livremente e expressar suas opiniões, de maneira respeitosa;

 

 

  • Reconhecimento: Reconheça e recompense os funcionários que demonstram habilidades comportamentais positivas, incentivando-os a continuarem se desenvolvendo. 

 

 

Isso pode ser feito de diversas formas, desde simples reconhecimentos em reuniões de equipe, até promoções e remuneração.

Desenvolver soft skills é um processo contínuo e requer investimento de tempo e recursos, mas pode ter um grande impacto na sua cultura organizacional.

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Para se ter funcionários engajados e de alta performance é necessário estar em constante aperfeiçoamento. Dessa forma, é possível atingir o sucesso  nos negócios hoje em dia.

E fortalecer a cultura organizacional é essencial para que isso aconteça.

 

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